03 novembro 2017

Não dou papas industriais ao meu filho. Sabe porquê?

Olá a todos!

Sim. O meu filho já tem 7 meses e ainda não comeu nem uma unica vez papas industriais. E porquê? Porque estão carregadas de açúcar e, como está provado atualmente, é o maior veneno que podemos dar às nossas crianças. O que a industria alimentar quer é que desde muito cedo, os jovens se habituem ao doce, para assim poderem vender mais e mais.

Não concordo e enquanto eu puder, não vou compactuar com isso. Mas ainda assim é importante para as crianças que exista a introdução das papas. Mas como?

Fazendo em casa!! As chamadas papas caseiras. Fáceis, económicas, variadas e saudáveis.

As papas caseiras que eu costumo fazer são constituidas por:

  • 1 parte liquida (água, leite materno, leite de transição)
  • 1 parte de farinha 
  • 1 parte de doce (fruta cozida, crua ou em sumo)

Para já, apenas utilizo as farinhas sem gluten (arroz, milho, millet, trigo sarraceno, quinoa e alfarroba). 


Como parte liquida uso o leite de transição NAN 2 que o meu F. ainda faz.

Hoje deixo-vos um exemplo:


Medi 60 ml de água quente (o meu pequeno anda numa maré de comer pouco) e coloco numa panela ao lume. Junto 2 colheres de medida de leite de farinha (no caso era uma mistura de farinha de arroz e de milho), equivale a cerca de 3 colheres de sopa (60g). Optei por estas colheres por ser mais prático e com estas medida a papa fica na consistência que o meu filhote gosta. Assim que coloco a farinha, mexo muito bem com a vara de arame para evitar ficarem grumos. Deixo ferver para ficar numa consitência de pure de batata (imagem 4). Depois retiro do lume, adiciono 2 colheres de medida de leite e a fruta. A quantidade de fruta é variavel. Neste caso foi um boião de compra do Pingo Doce de 100% fruta, pois não estava em casa. O que costumo fazer é colocar cerca de 2 colheres de sopa de fruta cozida ou crua. Mexa e está pronto a comer!!!

Sejam felizes!

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite
Como faz para fazer essa papa em casa e depois levar numa tarde que nao está em casa ou entao para a creche?
Obrigado

Nutrivirtual disse...

Olá. Quando preciso de sair, preparo as papas, por exemplo, de manhã e coloco num termo com água bem quente. Para a creche, preparo normalmente e elas depois aquecem e dão. O que eu reparei foi que quando é para reaquecer é melhor juntar fruta cozinhada (como maça, pera cozida ou assada; banana assada; pessegos assados). Assim o sabor da papa não fica alterado. Espero ter ajudado. Obrigada pelo seu comentário.

Enviar um comentário