31 julho 2017

E começam as sopas....

Olá a todos!

Pois é. Como o F. já fazia só leite artificial, a pediatra aconselhou iniciar a alimentação diversificada a partir dos 4 meses. E agora?? Como vou fazer? Por onde comerçar? Embora eu tenha algum conhecimento da área, nunca é demais ouvir outros profissionais e saber o porquê das coisas.

Fonte
-->Eu criei um e-book gratuito com diversas  informações diferentes. É só colocarem o vosso email no final do post.

Antes de mais a pediatra deu-nos alguns conselhos entre os quais:
- Iniciar a diversificação alimentar pelas sopas;
- Dar a sopa exclusivamente ao almoço (pois caso exista alguma alteração - manchas, febre - estamos mais despertos a isso durante o dia do que durante a noite)
- A 1ª sopa deverá ser: batata, cenoura e cebola.
- Não deve ter sal
- Apenas adicionar azeite no final e pouco.
- Acrescentar a cada 2 a 3 dias 1 novo legume (excepto, nabo, espinafres, leguminosas e tomate - são introduzidos mais tarde)
- Após 1 semana de estar a comer bem a sopa* poderá introduzir fruta à sobremesa (maça, pera e banana), de várias formas. *Significa que já come razoavelmente a sopa.
- Pode oferecer fruta crua (ralada), cozida ou esmagada.
- Após 1 semana de estar a comer bem a sopa e fruta, acrescentar papas sem gluten ao lanche.

A minha principal preocupação enquanto nutricionista é dar os melhores alimentos possíveis, sem pesticidas, com o máximo de sabor e sem desperdício.
Penso que consegui tudo isso. Pesquisei muito e descobri o blog Na Cadeira da Papa (podem ver aqui) onde a Leonor explica que nas sopas da filha apenas usa 4 ou 5 ingredientes. WHAT?! A serio?? Bem, fui ler atentamente e adorei a explicação que ela deu. Decidi adoptar este método ao meu F.
Fiz algumas pequenas modificações ao método dela. Dividi os legumes em 3 grupos diferentes (subscrevam o E-Book para mais informações).

Depois de tudo isto, revolvi fazer um esquema onde faço a introdução de cada legume a cada 3 dias. Nesse esquema intercalo a introdução entre grupo base, grupo sabor e outros. Desta forma consigo ter tudo organizado, sabendo o que tenho de preparar.

Estando a parte da organização já feita, como vou conseguir a melhor qualidade dos alimentos e de forma mais biológica possível?
Temos a sorte de, tanto os meus pais como os meus sogros, terem quintas e por isso fui pedindo logo que plantassem alguns alimentos que depois o menino iria comer. Como agora é tempo de muitos vegetais, felizmente tenho o frigorifico e o cangelador cheio.

Tudo ok até aqui. Mas como vou conseguir saber que quantidade usar? 1/4 de batata.? 1/3 de cenoura.? Para combater o desperdicio e como gosto de tudo muito prático, decidi cozer todos os legumes a vapor (na bimby), triturá-los e congelá-los em cubos. Assim, para cada sopa inicial é um cubo de cada. Tenho cubos de vários legumes. Uns para já. Outros que são introduzidos mais tarde. Mas não faz mal.



Criei um E-book com algumas informações extras. Para o receber, basta colocar o seu email no campo abaixo.










Sejam felizes!

2 comentários:

Ana Beatriz Martins disse...

ADORO sopa!! Acho que gosto quase de todas as sopas que já provei...

https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/

Beijinhos ♥

Nutrivirtual disse...

Ainda bem!! Fico feliz. Infelizente o consumo de sopa ainda não é o ideal. É um alimento completo e que podemos variar sabores e cores. Um grande beijinho Beatriz

Enviar um comentário