06 março 2017

Como preparar a mala da maternidade?

Olá a todos!!

As semanas vão passando. A barriga vai aumentando. E nós vamos começando a ficar stressadas porque ainda não temos tudo organizado para o nascimento do rebento. Para que consigamos ter tudo pronto a tempo, deixo-vos algumas dicas ( e o que me foi sugerido pelo hospital levar) de como preparar a mala as malas !!!


  • Eu comecei a lavar e preparar as roupas com alguma antecedência (desde as 22 ou 24 semanas), conforme este post.
  • Quando iniciei as aulas de preparação para o parto e parentalidade (farei um post só sobre este tema), entregaram-me um flyer com o que seria necessário levar. Relembro que cada hospital poderá pedir artigos diferentes. Mas antes disso pesquisei um pouco pela internet para ver o que aconselhavam levar e o que outras mães tinham levado.


Foi-nos dito que o tempo de internamento varia entre 2 a 3 dias, se for parto normal ou 4 a 5 dias, se for cesariana. Assim, temos de contar com 1 trouxa de roupa para cada dia + 1 trouxa da primeira roupa (no momento do parto) + mudas de roupa interior + a roupa da mãe + os produtos de higiene...
Fui colocando os artigos que pediram nas malas (1 mala de ombro e uma mala de viagem de mão), mas não consegui colocar todas as trouxas de roupa que pediram. 



Então o que fiz?? Nestas malas coloquei apenas a 1ª roupa, a roupa para o segundo dia (imagem com numero 3 e 4), as mudas interiores e pijamas (imagem 5 e 6), 1 pacote de fraldas descartáveis, 1 pacote de toalhitas e uma bolsinhas com amostras de produtos de higiene para o bebe (gel de corpo/shampoo, creme hidratante, escova e lima de unhas). 
Foi-nos pedido que, pelo menos a 1ª roupinha estivesse colocada por ordem de vestir e todas as peças abertas, para assim facilitar o trabalho das enfermeiras. Pediram-nos também para evitar roupa de vestir pela cabeça (para não movimentar muito o bebe nas primeiras horas de vida).

Para mim, coloquei 2 camisas de dormir, 2 chinelos (1 de quarto e outro de banho), produtos de higiene, toalhas e roupa interior ( 2 soutien de amamentação, 4 cuecas descartáveis e 1 cueca de algodão). Coloquei ainda 1 carregador de telemóvel, alguns produtos de maquilhagem (com toalhitas desmaquilhantes), lenços e sacos de plástico (para colocar a roupa suja ou os chinelos molhados).






Todas as outras roupas deixei identificadas e preparadas para serem levadas para o hospital pelo pai ou por outro familiar. Preparei as trouxas com a roupa que tinha disponível (no meu caso eu deixei prontas 6 trouxas). Pois mesmo que não seja preciso levar para o hospital, nos primeiros tempos, já não preciso de pensar o que vou vestir à criança!! Super prático! Em cada uma destas trouxas coloquei (felizmente como tenho bastante roupa, foi-me possivel fazer desta forma):
  • 1 manta
  • 1 toalha de banho
  • 1 pijama (babygrow) com 1 muda interior
  • 1 par de meias/collants
  • A roupa de "fora" (babygrow, calças com camisa...)
  • 1 fralda de pano
  • 1 babete
  • 1 touca e luvas (coloquei porque tinha muitas)
  • 1 conjunto interior
  • 1 casaco

Sejam felizes!!

Nota: uma das youtubers que pesquisei tinha pedido às avós que preparassem a primeira roupinha do bebe. Eu gostei da ideia e fiz o mesmo. A primeira roupa que o meu menino vai vestir foi escolhida pelos pais, a do segundo e terceiro dia foi escolhida pelos avós. Assim, ninguém fica chateado! 



Sem comentários:

Enviar um comentário