08 março 2017

Feliz dia das Mulheres

Olá a todos!!

Hoje é o dia delas!! Sobre elas/nós está a família, a casa, os filhos, o trabalho... Realmente somos excepcionais. E quando estamos felizes iluminamos a nossa casa e os nossos familiares e amigos. Veja como podemos tornar-nos ainda melhores!!!

Fonte



Seja feliz

  • Para uma pessoa que tenha passado por alguma crise de tristeza sabe que conselhos como "vamos lá, supere isso" ou "esqueça" ou ainda "não fique assim", são conselhos frustrantes!! Neste sentido o que devemos fazer é aconselhar a pessoa a focar-se nos seus sentimentos e para tentar ser feliz (fazer actividades que a motivem, ouvir uma musica agradável, conversar com alguém apenas porque sim...)

Desconecte-se
  • Actualmente as pessoas passam mais tempo do que nunca com os seus equipamentos (televisão, computador, telemóvel, tablet...). Alguns estudos revelam que as pessoas que passam mais tempo com esses equipamentos são mais propensos em sofrer de problemas como stress, depressão e problemas de sono. O stress foi associado ao estar constantemente disponível. Assim, tire algum tempo do dia para si!! Por exemplo, fazer uma das refeições com a televisão desligada. 
Saia de casa
  • Passar muito tempo exposto ao sol faz mal, mas não sair de todo é ainda pior. Por isso, esforce-se por sair pelo menos 10 a 15 minutos por dia (tomar café, comparar pão, levar o lixo ou simplesmente esteja à janela observando a sua rua).
Medite
  • Cada vez mais tenho a consciência que a meditação tem inúmeros benefícios. Exige alguma concentração, mas aos poucos vamos conseguindo. Um dos lados positivos da meditação é a redução das emoções negativas. O controlo dos sentimentos positivos e negativos começa cerca de 2 meses de prática.
Faça algo pelos outros
  • Este facto deixa-nos mais felizes quando fazemos alguém feliz! Pode ser com objectos materiais (ainda que não seja nenhum dia festivo) ou pode ser apenas uma caixa de bombons, um jantar fora, um ramo de flores, um passeio no final do dia... 
Sorria como se fosse de verdade
  • Normalmente somos contagiados pelas reacções dos outros. Se nos rimos, levamos ou outros também a rir. Esse é o processo de quando não conseguimos parar de rir quando vemos um video de um bebe a rir muito. Faça actividades que o levem a rir (ver uns vídeos divertidos no Youtube, ler umas anedotas, ver um filme de comédia, ver um teatro/revista portuguesa...)
Não veja as horas passarem
  • O tempo voa quando nos divertimos. Deixe fluir. Estar sempre a olhar para o relógio traz stress (ou porque queria fazer mais e não conseguiu ou porque ainda é cedo e já terminou todas as suas tarefas e não sabe o que fazer mais...). Um dos aspectos mais fascinantes do fluxo (passagem do tempo) é a falta de emoção. Durante o fluxo, nós perdêmo-nos no momento e depois sentimos a alegria da experiência. E é por isso que as pessoas se arrependem mais no final da vida é de não viver uma vida fiel a si mesmo e de trabalhar demais!!! Quando faz um trabalho que ama, é o fluxo que traz felicidade e nem parece trabalho. Mesmo que o seu trabalho não seja aquele com que sempre tinha sonhado, não desanime. A chave é encontrar o propósito no que se está a fazer e fazê-lo da melhor forma possível. 
Dê abraços
  • Actualmente as redes sociais dá às pessoas um senso de conectividade mas não traz satisfação ou felicidade. O toque é um curandeiro mágico e a falta de intimidade é prejudicial. Pode sempre dar abraços, ficar de mãos dadas ou até acariciar animais. 
Mexa-se
  • Alguns estudos demonstraram que as pessoas que eram menos fisicamente activas eram 2 vezes mais propensas a serem infelizes em comparação com aqueles que eram continuamente activos. Existem também evidências cientificas que o exercício pode ser mais eficaz do que antidepressivos. Isto ocorre porque cada vez que fazemos exercício são libertadas substâncias químicas que reduzem a dor, o stress e a ansiedade. O truque é fazer algo que goste (dança, corrida, caminhada, natação, judo...). 
Não torne o "ser feliz" num objectivo
  • A felicidade não é um estado permanente. Devemos perceber que a felicidade é uma parte da vida e que devemos trabalhar para reduzir as reacções emocionais negativas, treinando o corpo e a mente. E observe!! Veja o que tem e fique contente por isso. Agradeça diariamente pelo que tem. Se poderia ter mais, sim poderia, mas isso irá trazer mais felicidade ou é apenas um capricho material? Ainda que não lhe pareça muito, mas se pensar um pouco, haverá coisas pelas quais deverá sentir-se feliz. Por exemplo, eu considero-me uma pessoa feliz. Tenho família, tenho uma casa, tenho trabalho, tenho roupa para me aquecer, tenho luz e água quente, tenho comida na despensa, tenho electrodomésticos que me ajudam no meu dia-a-dia, tenho carro... Estou certa que também terá estas coisas. Mas no nosso quotidiano nem nos lembramos que devemos agradecer o que temos. Claro que desejo mais, mas se não acontecer, paciência. Tenho consciência que o que tenho agora é muito bom! (mas claro que vou trabalhar para amanhã ter e ser ainda melhor)

Por isso é que a assinatura mais habitual do meu blog é precisamente : Sejam Felizes!!! (como for possível e à medida de cada um)

Sem comentários:

Enviar um comentário