Olá!
Já teve dificuldades em emagrecer ou emagreceu e engordou novamente? E neste processo culpou-se a si mesmo com pensamentos "eu sou muito fraca... Não estava motivada o suficiente" ou culpou o seu organismo "tenho alguma coisa errada... tenho o metabolismo muito lento... eu simplesmente não consigo emagrecer" ou talvez tenha sido da dieta "esta dieta definitivamente não é para mim"?
E se eu lhe dizer que poderá haver outra explicação para o seu insucesso??
Apenas não sabia como fazer dieta/plano alimentar. Apenas não sabia como pensar como uma pessoa magra.
Atualmente acredito que, muito mais do que um plano alimentar, os que os pacientes precisam é de reeducação alimentar e cognitiva.
Como assim?
Pense comigo. Se fosse apenas pela alimentação todos nós conseguimos emagrecer. Mas existe algo mais. Uma programação mental adequada deve ser instituida para que a parte alimentar faça sentido e passe a fazer parte da sua vida.
Este metodo chama-se de terapia cognitiva. Segundo Judith Beck "Para escolher alimentos apropriados e utilizar habitos alimentares adequados, precisa de aprender a fazer modificações permanentes na sua maneira de pensar." "O principal tratamento concentra-se na correcção de pensamentos distorcidos."
A terapia cognitiva/dos pensamentos basea-se no conceito de que a maneira como as pessoas pensam afeta o que elas fazem e sentem!!
Por exemplo, se pensar "estou com fome", em seguida surgem pensamentos sabotadores/distorcidos como "como isto é horrível... não posso tolerar... tenho de comer". Vai ficar apavorado e a sua cabeça só pensa em comida. No entanto se contrariar esses pensamentos com respostas adaptativas como "tudo bem. Vou comer dentro de poucas horas. Posso esperar", verá que a sua auto estima irá aumentando, assim como a sua força interior para controlar alguns impetos alimentares.
Conseguir identificar esses pensamentos e aprender a responder-lhes de uma forma adaptativa, levará-a a sentir-se melhor.
Com o meu acompanhamento online vamos abordando estas temáticas, pois os pacientes aprendem a resolver problemas práticos e psicologicos.
Os resultados são mais duradouros e a melhoria na auto-estima é visivel.
Existem vários pensamentos sabotadores. Podem fazer desistir da dieta, desistir do programa, desistir de cumprir tarefas pedidas. No entanto, ensinamos que isso é um passo para chegar mais longe e melhor. É um processo que ficará para toda a vida.
Tem algum pensamento sabotador que o impeça de chegar onde quer estar? Partilhe comigo.
Sem comentários:
Enviar um comentário