30 novembro 2018

O peso é assim tão importante no emagrecimento?

Olá a todas!!

Tenho algumas pacientes que em determinadas fases do programa me dizem: "Ah não me quero pesar. Acho que não perdi peso nenhum. Não estou a ter o resultado que a Dra. queria".

Isto são nada mais nada menos que pensamentos sabotadores.
Vamos analisá-los friamente?


  • Se não se pesar como sabe que não perdeu peso? 
  • Qual é o resultado que eu queria para si?  
  • Mais importante ainda qual era o resultado que queria para si mesma? 
  • Não correu bem, ok. Então o que podemos fazer para obter o resultado que quer? 
  • Tem cumprido todas as tarefas e desafios do programa nos dias certos? 
  • Lembra-se de como estava no inicio do programa. Quais as diferenças que encontra em si atualmente?
  • Lembre-se que para atingir o objetivo que pertende, tem de perder alguma coisa. Por exemplo, para conseguir atingir os XX kg que pretende, deve fazer atividade fisica. Mas não tem tempo. Ok. Então o que perde nesta situação? Horas de sono!
  • Além disto tudo, tem conseguido conectar-se consigo mesma? Elogie-se! Seja grata pelas pequenas coisas que já conseguiu modificar nos seus hábitos. 
As mudanças de comportamento são mais lentas e demoradas do que as mudanças de peso. No entanto o que eu pretendo com os meus acompanhamento são mudanças de comportamento para um estilo de vida mais saúdavel. Para uns pacientes é mais rápido. Para outros nem tanto.



No entanto podem existir algumas causas para o facto de o peso não estar a alterar. Veja se alguma delas é a sua situação:

  1. Não está a fazer a mudança de forma consistente. Este programa está desenhado de forma a que exista consistência na mudança de alguns hábitos menos positivos.
  2. Está a desenvolver a musculatura. Isto deve-se mais a quem pratica atividade fisica com regularidade e com alguma intensidade. 
  3. Não está a levar este programa tão a sério quanto pensa. Lembre-se dos pensamentos sabotadores. São eles que têm estado a estragar o seu plano? "Tenho fome e não preparei nada com antecedência. Não faz mal, vou comer qualquer coisa. Como nunca consegui emagrecer também não irá ser desta vez..." E por ai vai... Será que conseguimos contrariar estes pensamentos? Resposta adaptativa: "Podemos planear as nossas refeições. Não demora assim tanto tempo e amanhã quando tiver a agenda cheia vou agradecer a mim própria ter preparado isto. Não me posso permitir comer qualquer coisa. Foi esta atitude que me levou até ao peso de hoje. Só não vou conseguir emagrecer se mantiver os habitos que tinha. Vou dar o meu melhor para conseguir cumprir todo o programa. Assim obterei o resultado que pretendo"
  4. Não varia a sua rotina de exercicios. Fazer exercicios em casa pode ser aborrecido, mas se conseguir variar pode tornar-se mais divertido. Alterne entre exercicios em casa e exercicios na rua. Salte à corda, faça flexões,abdominais, agachamentos... Combine com os seus amigos uma festa em sua casa e proponha um duelo de dança (wii, x-box, playstation...). Estas consolas também têm jogos de exercicios, mais ou menos divertidos. Pode sempre optar por fazer pilates ou yoga em casa (existem alguns aplicativos). Poderá inscrever-se num ginásio e combinar com uma amiga para irem as duas. 
  5. Não tem comido com regularidade. Comer com regularidade permite que o seu metabolismo estabilize e se torne mais lento. É necessário que ele "perceba" que não precisa de acumular mais calorias pois terá alimento em poucas horas. Faça mais refeições, mas em pequenas quantidades e calorias.
  6. Preocupa-se demais com a balança. O peso é muito mais do que um numero. Quanto mais focar num numero que quer alcançar, mais dificil e penoso será o caminho até lá chegar. Foque-se mais as medidas perdidas e na percentagem de gordura. 
  7. Ainda consome alguns produtos que não deveria. Alguns produtos mesmo dizendo "light", "magro", "isento de gordura" podem conter o mesmo numero de calorias que o produto original, por norma com mais açúcar. Além disso, alguns destes produtos contem aditivos quimicos que provocar inchaço e até mesmo aumento de peso.
  8. O seu organismo não está a funcionar. Tem prisão de ventre? Sente-se mais inchada depois das refeições? Sente-se com retenção de liquidos? Todos os sintomas têm uma causa. Fale com o seu técnico para que ele possa ajudar a encontrar uma solução viável para si e para o seu problema. 
Veja algumas imagens que demosntram que o peso não é o mais importante:





Quais são as causas que conseguiu identificar para o seu caso? 


Sem comentários:

Enviar um comentário