Olá minhas lindas!
Outro dia, numa reunião familiares todos ficaram "chocados" quando eu dei presunto para o meu F. em vez de fiambre. E comecei a ouvir:"Mas isso vai lhe fazer mal", "Tem muito sal" entre outras. À uns tempos atrás eu teria respondido e soltado as garras de fora dando todas as justificações do mundo. No entanto, depois de ser mãe percebi que todos têm uma opinião a dar e que não é para nos magoar mas sim para nos ajudar, segundo aquilo que eles conhecem.
Agora o que respondo é "eu atualmente considero que esta opção é mais saudável". E remato assim. (Recomendo verem este video da Juliana Goes onde ela fala sobre estes temas e como solucionar)
Mas será mesmo assim? Vamos analisar...
Ambos são charcutaria e produtos processados. É bom lembrar que, na maioria dos casos, quanto menor for a lista de ingredientes, menos processado é o alimento/produto.
Presunto:
De 20 embalagens diferentes, apenas 5 tinham açúcar e/ou dextrose (tipo de açúcar) na composição.
No geral a lista de ingredientes que encontramos é: perna de porco, sal, antioxidante e conservante.
Fiambre: (apenas de porco)
De 20 embalagens diferentes, apenas 2 tinham menos de 4 "antes" (conservantes, corantes, gelificantes, emulsionantes, antioxidantes). Todos tinham dextrose e/ou açúcar e apareciam nos primeiros ingredientes (excepto 1).
No geral apresentam muito ingredientes. Diferentes marcas têm ingredientes diferentes, mas no geral, estes são os ingredientes que podemos encontrar no suposto "fiambre inocente": carne, água, proteina de soja, dextrose, sal, gelificante, emulsionante, conservante, aromas, estabilizadores, antioxidantes, corante, regulador de acidez, proteina de leite, intensificadores de sabor, amido de batata, xarope de glicose, maltodextrina...
Confesso que fico sempre chocada quando vejo alimentos com rotulos assim.
E vocês perguntam? Então Ana o que recomenda?
MODERAÇÂO e SUBSTITUIÇÂO.
Eu explico.
Moderação no consumos destes alimentos. Evite que seja diariamente. Guarde para os fim de semana. Substituição pois podemos sempre optar por outros alimentos como queijos, pastas de leguminosas, peito de frango desfiado, atum, salmão fumado...
Além disso podemos também fazer o fiambre em casa.
Gostavam que eu fizesse um video mostrando 2 técnicas para fazer fiambre caseiro?
Deixem nos comentários.
Sejam felizes!
P.S. Vejam este video onde falo como armazeno a charcutaria em casa, para não estragar e para não comer demais durante a semana com a desculpa "é só para não estragar".
Sem comentários:
Enviar um comentário