Por hoje ser celebrado o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade decidi trazer-vos algumas razões que nos impedem de conseguir emagrecer.
Já todos tentaram pelo menos uma vez perder peso ou conhecem alguem que tenham tentado, mas que não tenha consigo. E possivelmente a maioria conhece alguém que já fez mais do que um acompanhamento para emagrecer.
Pois. Nem todos somos iguais, nem todos comemos da mesma forma, nem todos temos o mesmo gasto energético. Mas todos temos os mesmos pensamentos sabotadores.
As pessoas que lutam para emagrecer têm uma programação mental que sabota os seus esforços. A identificação destes pensamentos tem o nome de terapia cognitiva e baseia-se no conceito de que a maneira como as pessaos pensam afecta o que elas sentem e o que fazem.
Esta terapia ajuda a identificar os pensamentos sabotadores e a responder de forma adaptativa, o que nos faz sentir melhor e desta maneira comporta-mo-nos de forma mais funcional. A sua maneira de pensar sobre os alimentos, comer e fazer dieta influencia o seu comportamento e como se sente emocionalmente.
Pensamentos sabotadores mais tipicos que encontro em consulta:
- É muito dificil fazer dieta
- Eu tenho de comer. Eu não tenho autocontrole.
- Não consigo fazer dieta quando estou stressada.
- Se os outros não me virem a comer, não conta
- caí em tentação. Sou culpada da minha fraqueza
- Se eu comer qualquer coisa não programada também posso abandonar a minha dieta todo o dia. Perdido por 100, perdido por 1000.
(e por ai...)
Não conseguimos modificar esses pensamentos, mas podemos no momento imediatamente a seguir transformá-los. Vou dar-vos alguns exemplos de pensamentos sabotadores e como podemos combatê-los, apenas com uma pequena mudança de pensamento!!
Fonte: Livro Pense Magro, Judith S. Beck.
Têm outros pensamentos sabotadores? Querem partilhar?
Sejam felizes :)
Sem comentários:
Enviar um comentário