Ola a todos!!
Com a chegada do meu pequeno príncipe, vem a amamentação (veja aqui o post que fiz sobre a minha experiência na amamentação). Como vos disse no outro post, estive uns dias sem dar de mamar por causa das dores.
Apenas tirava leite com a bomba da marca Medela (foi-me aconselhado pelas enfermeiras das aulas de preparação para o parto, pois é a única do mercado que fazia uns minutos de estimulação e outros de extracção).
Esse leite dava-lhe pelo biberão também da mesma marca da gama "Calma", porque eles têm de sugar para sair leite. Semelhante à mama.
Mas como fazia?
Depois de retirar o leite colocava nos sacos da Medela. Colocava a data e congelava. Era cada saco para cada mamada. Os sacos não são reutilizáveis. Quando comecei a ter menos, passei a juntar o leite de diferentes "tiragens".
Como?
Colocava o leite no saco e colocava no frigorífico. Na mamada seguinte colocava noutro saco ou num pote esterilizado até arrefecer (comprei da marca Avent - porque estes também servem para transportar o leite artificial ou depois as frutas/legumes/bolachas ou as sopas futuras.
Em arrefecendo, juntava os dois e congelava novamente ou dava na mamada imediatamente a seguir.
Como já não tenho muito leite e há dias que ele não quer a mama, aproveito esse leite congelado para lhe dar no dia seguinte. Assim sempre se compensa o que ele não quis.
ATENÇÃO:
- O leite no frigorífico só dura cerca de 2 dias (na prateleira de cima) e congelado cerca de 3 meses (na parte mais superior do congelador).
- Para descongelar, deixe no frigorífico de um dia para o outro, na prateleira de cima.
Que outras dicas nos podem dar sobre este tema? Como é que vocês fazem em vossa casa?
Sem comentários:
Enviar um comentário