Olá minhas lindas!
Mas que raio é isso?
Vou passar a explicar...
A base da nossa alimentação diária, segundo a roda dos alimentos, deve consistir no consumo de hidratos de carbono. No entanto nem todos são iguais. As batatas, arroz branco, arroz integral ou açúcar refinados não produzem exatamente o mesmo efeito no nosso organismo.
Os hidratos de carbono constituem a nossa principal fonte de energia, muito embora têm outras funções.
Dum ponto de vista estrutural quando falamos em hidratos de carbonos podemos estar a falar em:
- monosacáridos (frutose, glicose, galactose)
- Disacáridos (lactose, sacarose, maltose)
- Polisacárido (glicogénio, amido, celulose)
De uma forma simples, chamamos aos monossacáridos e disacáridos açúcares simples (pois apenas apresentam uma ou 2 moleculas e portanto são absorvidos rapidamente pelo nosso organismo) e aos outros açúcares complexos (muitas moleculas).
Apesar no final do processo digestivo ambos se convertem em açúcares simples, o desdobramento dos açúcares é mais lento no caso dos complexos. Assim fornece-nos energia gradual e permite uma maior estabilidade emocional.
Desta forma podemos também classificar os hidratos de carbno conforme a velocidade de absorção pelo organismo:
- Absorção rápida (fruta e produtos refinados)
- Absorção lenta (cereais integrais e derivados, vegetais e leguminosas)
Os produtos refinados são aqueles produtos que passaram por algum tratamento. Contêm pouca quantidade de fibra, vitaminas e minerais.
Os hidratos de carbono de absorção rápida, pelas suas caracteritiscas, promovem um aumento rápido da glicémia e consequentemente um aumento de insulina. Com este aumento, irá haver uma resposta fisológica à glicémia (diminuição rápida) o que vai criar a sensação de fome pouco tempo depois, diminuiando assim a saciedade.
Em suma podemos dizer que a nossa alimentação deve ser baseada em hidratos de carbono. A maior percentagem deve ser de açúcares complexos e integrais ou de absorção lenta. Se queremos ser saudaveis podemos basear a nossa alimentação na nova roda da alimentação mediterranica - onde praticamente não aparecem produtos refinados/transformados industrialmente (açúcares de absorção rápida)
Para que o açúcar da fruta não seja tão rapidamente absorvido poderemos consumir juntamente com um hidratos de carbono complexo (pão de mistura), mas eu, geralmente, apenas recomendo isto para pessoas com alterações da glicémia ou com tendência para tal.
Sejam felizes!
Sem comentários:
Enviar um comentário