O uso excessivo dos recursos naturais, o consumismo exagerado e a grande produção de resíduos são sem dúvida as marcas dos tempos. E não pelos bons motivos. Tudo isto faz desgastar o nosso planeta. Foi a pensar nisso que os especialistas William Rees e Mathis Wackernagek desenvolveram em 1996 o conceito de Pegada Ecológica. Foi criada para nos ajudar a perceber a quantidade de recursos naturais de utilizamos para suportar o nosso estilo de vida. Isso inclui a casa onde moramos, a cidade, os moveis que temos, as roupas que usamos, o transporte que utilizamos, o que comemos, os produtos que compramos, entre outros. Não é de todo uma medida exacta, mas sim uma estimativa que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta.
O calculo tem como base as diferentes categorias de consumo (alimentação, casa, transportes, energia, água...). Pode e deve ser feito por todos os cidadãos para termos consciência do nosso impacto.
Podem ir a este site onde poderá calcular a sua pegada ecológica. As questões que fazem é sobretudo sobre estes temas:
- Agregado familiar
- Tipo de habitação
- Custo da energia, gás e água
- Tipo de aquecimento e arrefecimento
- Tipo de eficiência energética dos electrodomésticos (maq. lavar roupa, maq. lavar loiça, frigorífico, arca, fogão e forno)
- Quantos aparelhos electrónicos (computadores, televisores...)?
- Se recicla
- Tipo de alimentação
É fácil e demora cerca de 5 minutos. E acredite que o resultado é assustador. Mostro-vos agora o que deu na minha:
Assustador?! Eu não vos tinha dito?! E acreditem que não tenho nada de especial em casa. 2 televisões. 1 computador. Somos 3 em casa. Aquecimento a gás natural. Como é uma região fria, usamos o aquecimento durante 4 a 5 meses. Mas não desesperem. No final dão-nos alguns conselhos para que possamos diminuir a nossa pegada ecológica. Vamos ver se daqui a 3 meses já consegui diminuir a minha/nossa pegada ecológica. Fica o desafio para também quiser fazer esta transformação.
Em tempos existiam vários programas sobre este temas. Deixo-vos alguns exemplos:
Sejam felizes!!
Sem comentários:
Enviar um comentário