25 outubro 2016

Os doces sem açúcar são mesmo saudáveis?!

Olá a todos!!

Recentemente quando andei nas compras (na secção dos doces) vi que havia doces "sem açúcar". Intrigada fui verificar e comparar a rotulagem de todos eles, que vou deixar em baixo para que consigam perceber como escolher os melhores "doces sem açúcar": 

- 1 dos doces que dizia na frente da embalagem "0% de açúcares adicionados e sem edulcorantes". (Doce A)
Fonte: My NaturaLiving


- Outro dos doces dizia na frente da embalagem "sem adição de açúcar, apenas fruta, totalmente natural". (Doce B)
Fonte: My NaturaLiving


- Um outro dizia "sem adição de açúcar, sem corantes nem conservantes". (Doce C)
Fonte: My NaturaLiving



Fazendo algumas comparações entre os doces, consegue-se perceber algumas diferenças. Se analisarmos a lista de ingredientes e para que um alimento seja considerado saudável, nos 3 primeiros não deve aparecer nem gordura, nem açúcar (ou seus derivados). Assim, verificamos que no doce A, o 3º ingrediente é farinha de milho (que irá dar origem ao xarope de milho, um derivado do açúcar). No noutros doces não existe nenhum tipo de açúcar adicionado.
Fonte: My NaturaLiving
 Se analisarmos o valor nutricional dos doces, podemos verificar que o doce A tem mais calorias, maior quantidade de hidratos de carbono (açúcares). O doce C apresenta menor teor de hidratos de carbono mas também é o doce que tem menor teor de fibra. O doce B é, por comparação, o mais interessantes de todos:
  • menor valor calórico, 
  • os hidratos de carbono existentes provem inteiramente de açúcares naturalmente presentes, 
  • bom teor de fibra (permite dar saciedade)
  • bom teor de proteina
  • baixo teor de sal
Fonte: My NaturaLiving

Depois de analisar a lista de ingredientes e valor nutricional, verificamos que nem tudo o que aparece nas alegações nutricionais nos conduzem para os alimentos mais saudáveis.

Fonte: My NaturaLiving





Desta forma, (e o proposito do blog é exactamente esse!!!), devo alertar para que verifiquem os rótulos/lista de ingredientes e não são as alegações, para escolhermos os melhores alimentos.


Sejam felizes e boas escolhas!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário