25 abril 2015

5 facetas para criar um objectivo correctamente



Os objectivos são super importantes em todos os sectores na nossa vida. Sem um bom objectivo, como sabemos que chegamos ao que procurávamos atingir?

Assim, explico como criar um objectivo correctamente.

  1. Deve ser ESPECIFICO. Defina claramente o que pretende atingir. Por exemplo, o objectivo "Vou beber mais água" não é especifico! No entanto, se alterarmos para "Vou passar a beber 1,5l de água" torna-se mais especifico.
  2. Deve ser possível de MEDIR. Defina claramente como vai saber que atingiu o objectivo. Utilizando o exemplo acima "Vou passar a beber 1,5L de água" não tem qualquer instrumento de medição. No entanto, se alternarmos para "Vou passar a beber uma garrafa de 1,5L de água por dia", já é possível de medir, neste caso, se ao final do dia, conseguimos ou não atingir o nosso objectivo.
  3. Deve ser ATINGIVEL ou REALISTA. Considera que o consegue fazer? Se tiver algumas dúvida, reveja o seu objectivo. Seguindo o exemplo anterior "Passar a beber uma garrafa de 1,5L de água por dia", para mim é realista pois tenho a certeza que o consigo realizar, devido à minha profissão e ambiente familiar.
  4. Deve ser RELEVANTE. É importante para si? Que ganhos terá? "Passar a beber uma garrafa de 1,5L de água por dia" é importante pois me dará mais vitalidade, permite melhorar a minha saúde, diminuir as rugas e sei que consigo porque adoro água simples. 
  5. Deve ter uma DATA associada. Durante quanto tempo? Quando começamos? Quantas vezes ao dia? Quantas vezes por ano/semana? Assim, já podemos dizer que "Passar a beber uma garrafa de 1,5L de água por dia, durante todo o ano" é um objectivo bem formulado! 




Fonte: www.pinterest.com
Experimente com outros objectivos. Limpar a casa, fazer as compras semanais, conseguir aquele emprego, abrir a própria empresa, etc.


Acredite em si!!! Você consegue!!
Fonte: www.branmorrighan.com


Sem comentários:

Enviar um comentário