26 junho 2017

Desafio 25: Lê o rotulo dos chás? Vai passar a ler...

Olá a todos!!

Conhece a diferença em chá e infusão?
O chá é o nome dado à infusão de uma especie da planta Camelia sinensis (chá). Pode ser crua, torrada ou fermentada o que lhe confere sabor  e grau de cafeina diferentes. Ou seja:

- Chá preto: folhas de chá fermentadas e torradas. Mais consumidas na Inglaterra.
- Chá verde: folhas cruas secas. Mais consumidas no Japão.
- Chá Oolong: folhas pouco fernentadas. Muito consumidas na China.
- Chá branco: folhas vaporizadas e secas ao sol.

Todas as outras infusões de ervas são apenas infusões. Hortelã, camomila, Tilia...

Consumimos estas bebidas quase todos os dias, assumindo que são saudáveis, certo? E se eu vos dizer que talvez não seja tanto assim... Atualmente existem infusões para todas as ocasiões. Favorecer a digestão, aumentar o metabolismo e até prevenir certas doenças.
Infelizmente essas bebidas dos dias de hoje não contêm apenas ervas (conforme seria de esperar). São uma fonte de pesticidas, toxinas e ingredientes artificiais, conforme demonstram alguns estudos.  A imagem demonstra a diferença entre as infusões e por isso a importância da leitura dos rótulos destas bebidas.



- Sabia que a maioria das grandes empresas não lava o chá depois de seco antes de inserir nas saquetas? Desta forma os pesticidas colocados nas folhas vão directamente para a nossa chávena.
- Num estudo feito nos EUA 91% do chá/infusões testado tinham residuos de pesticidas em excesso (segundo os parâmetros legais da FDA - Food and Drugs Administration). Além de pesticidas foram também detectadas toxinas cancerígenas.
- Algumas empresas colocam intensificador de sabor aritificiais e naturais além de lecitina de soja ou essência de milho.
- Um artigo no The Atlantic demonstra que a maioria das saquetas têm uma parte de plástico, feito à base de milho. Isto deve-se ao preço baixo, aspecto atrativo e capacidade biodegradável. No entanto, como as infusões são feitas com água a ferver, essas substãncias acaba por passar para a água que iremos ingerir posteriormente.


Então como fazer?
- Consumir apenas chá de origem orgânica e sem pesticidas.
- Observe o rotulo do chá (procurando intensificadores de sabor ou elementos de soja ou milho). Na minha pesquisa rápida reparei que a maioria das infusões que contêm apenas 1 ou 2 sabores, não têm tantos elementos extras. (mas vou investigar um pouco mais este assunto e depois informo-vos)
- Certifique-se que a saqueta é segura ou simplesmente utilize outro metodo (saquetas reutlizaveis, saquetas de tecido/rede ou infusão de ervas como faziam as nossas avós)



As saquetas de tecido são boas alternativas aos saquinhos descartáveis. Podem ver nestes sites como fazer ou  como comprar online:
Saquinho de chá (fazer)
Sacos de rede
Sacos algodão pequenos

As saquetas reutilizaveis podem ser em sacos ou em peças de silicone divertidas. Apresento algumas alternativas, (em casa só tenho destas saquetas divertidas) que podem encontrar no site Aliexpress:
Sacos algodão reutilizáveis



Adoro estes artigos super fofos e que deixam a nossa casa bem mais colorida.


Sabiam que o chá também poderia conter estas substâncias? De que solução mais gostaram?


1 comentário:

Nutrivirtual disse...

Olá! Eu esqueci-me de referir, mas somos grandes produtores de chá em Portugal. A marca é Gorreana e está situada nos Açores. Podem ver no site deles https://gorreana.pt/pt/

Enviar um comentário